Lenice Peluso – Atleta Olímpica e Educadora

VOLEI PARA ADULTO E CRIANÇAS, DIRIGIDO POR UMA ATLETA OLÍMPICA – 

A jogadora de Voleibol Lenice Peluso, atleta olímpica em Moscou 1980 coordena as aulas de Vôlei de Praia no Clube Náutico Mandala desde 2010.

 

Conheça nosso Instagram

A criança atleta

Lenice começou a prática do Voleibol (quadra) com 11 anos na Escolinha do Tijuca Tênis Clube e já aos 14 anos teve sua primeira convocação para a Seleção Carioca Infanto-Juvenil. Com 15 anos recebeu com muita alegria a notícia da convocação para a Seleção Brasileira que disputaria o Campeonato Sul-americano Juvenil em 1976 (tricampeã).

Participou dos sul-americanos de todas as categorias (infantil, juvenil e adulto) entre 1977 e 1980, sempre sagrando-se campeã ou vice-campeã; do Iº Mundial Juvenil de 1977, 4º lugar; do Pan-americano de 1979, 3º lugar; do Pré-Olímpico, 3º lugar e dos Jogos Olímpicos de Moscou,  conquistou o 7º lugar em 1980, onde foi a primeira participação das mulheres em Olimpíadas.

Na categoria adulta, jogou em clubes do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais entre 1975 e 1988 em equipes como: Tijuca, Pirelli, Paulistano, Transbrasil e Minas Tênis Clube.

No ano de 1988 transferiu-se para o Voleibol Italiano, onde permaneceu por seis anos. Lá, atuou nas equipes das cidades de: Reggio Calabria, Ancona e Agrigento, em campeonatos de alto nível, com estrangeiras de várias nacionalidades: peruanas, americanas, russas, búlgaras, alemãs e as próprias italianas. Toda esta experiência ao lado de novas culturas e estilos de jogo diferentes, pode proporcionar um intercâmbio e um crescimento incontestável no esporte e na sua vida.

Formou-se em Educação Física e sua primeira oportunidade de estágio foi com o Vôlei de Praia em 1997 e  criou sua própria Escola em 2001: o LP 10 Vôlei de Praia (LP de Lenice Peluso e 10, o nº da camisa que jogava).

Como coordenadora, técnica e professora do LP 10, participou de circuitos cariocas, brasileiros (vice-campeã em 2005 com uma dupla feminina), e de três mundiais (um Sub 21 e dois universitários). Também dirigiu a dupla campeã de Vôlei de Praia no Mundial Feminino de 2005. Nas categorias de base do LP 10, passaram: Maria Elisa Antonelli que foi para Londres/2012 e Barbara Seixas, medalha de prata em 2016.

“Pra mim é um orgulho contribuir para a formação de pessoas”.

A linha educacional de Lenice Peluso está no desenvolvimento das qualidades físicas, agilidade, ritmo, equilíbrio, coordenação motora, força, velocidade e  no respeito, liderança, disciplina, colaboração, determinação, empatia e trabalho em equipe.

“É indicustível a necessidade de um acompanhamento para o aprendizado”

Lenice acredita que se o aluno domina seu corpo, movimentos e o espaço que ocupa na quadra, de forma análoga contribui para seu desenvolvimento na vida.

“O esporte traz uma auto consciência do seu próprio valor dentro de uma equipe, autoestima, confiança, resiliência. Cada peça, cada gesto é fundamental para uma engrenagem funcionar.”

Confessa que você está cheio de curiosidade, para saber mais sobre Lenice e as aulas no mandala! Clica no botão abaixo e fala com a coordenação.

Gostou? Compartilha. Até logo!

Por: Emeric Kalil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *